23 de mai de 2007

Quadrinhos Educativos

Eu fico muito feliz quando vejo quadrinhos bem feitos sendo usados para causas educativas.
Infelizmente, quadrinhos educativos costumam ser mal feitos, mal desenhados, péssima narrativa, roteiros ruins e acabam não passando a idéia que deveriam. A razão é simples: quem os fez não entende de histórias em quadrinhos. Possivelmente são ilustradores, designers ou qualquer outro ofício da imagem que, ao fazer um quadrinho sob encomenda, não param para entender que existe um método próprio para se construir quadrinhos. Não basta colocar os quadradinhos um do lado do outro. Tem que ter o ritmo correto, tem que saber compor os quadros e uma série de técnicas que consagram a história em quadrinhos como um processo narrativo único.

Seguem dois quadrinhos educativos que têm tudo isso. Parabéns a quem os fez.

Uma vida de elefante - Quadrinho educativo que visa instruir o leitor sobre as condições dos animais nos circos, faz parte de uma grande campanha para a proibição dessa prática. Repare na cena em que o elefante é liberto, que ganha um tratamento de "virada de página" para assegurar o impacto e o clima. Vejam como os personagens são razoavelmente construídos mesmo que com poucas linhas e imagens. Infelizmente o link da página 14 está ruim, mas dá para ver que foi um trabalho feito por quem tem o mínimo de entendimento no assunto. Só isso já faz toda a diferença.

X-Men in: Life Lessons
- HQ usada para orientação de professores e alunos que lidem com crianças com deficiências físicas. Roteiro simples para mostrar que todo mundo tem seu papel e espaço na sociedade. Wolverine batendo em todo mundo para variar e o guri principal da história ajudando a derrotar o Magneto. Quadrinho feito por profissionais de quadrinhos, como deveria sempre ser.

3 comentários:

Flavio Watson disse...

Eu escrevi uma HQ educativa há uns anos atrás.
...
Mentira, não era nada educativa.
Era uma peça publicitária em forma de HQ, falando para as crianças da importância do exame oftalmológico na infância, obviamente mencionando a clinica oftamológica que estava produzindo a revistinha. : P
Como não sou um entendido em HQs não sei se ficou quadrinisticamente interessante. Qualquer dia desses eu te mostro
: D
Abraços!

Rafael Velasquez disse...

essa são bem feitas.

acho horriveis aquelas educativas de leis, sesc e do detran. São uma boas bostas.

B disse...

Maneirissimo!!!

Pow, vc ve os livros antes de mim :/ assim não vale :P

ficou bom? o q vc achou? ainda não vi impresso, vou ver essa semana.