10 de jul de 2007

Top 50 de Anime

Então o governo japonês fez uma pesquisa para descobrir os 50 animes e mangás mais relevantes da história do gênero. Não sei como foi feita essa pesquisa, mas ficou claro para mim que a grande maioria dos entrevistados devia ter por volta da minha idade, pois faltam produções recentes. Essa lista endossa algo que eu falo há anos com o único propósito de irritar fãs de animes mais atuais: "no meu tempo é que tinha anime de verdade". Adoro esse papel de nerd velho e esclerosado que vê Naruto, Death Note e afins e fica resmungando sobre os bons tempos de Pirata do Espaço e como anime virou coisa de Emo.

Sobre a lista eu tenho a dizer:

1º- Neon Genesis Evangelion
Depois de ter assistido umas 20 vezes, eu já até acho chato. Ainda assim, é o anime que decidiu o que ia ser anime. Tinha que estar no Top 5 de qualquer maneira.

2º- Nausicaä Do Vale do Vento
Olha só, toda vez que um anime do Miyazaki aparecer nessa lista, eu vou gritar Miyazaki bem alto. O Top 10 dessa lista tinha que ser só Miyazaki. Esqueça o que eu disse sobre Evangelion no TOP 5. Miyazaki está para o Anime como o Tezuka está para mangá.

3º- Laputa - Castle in the Sky
Miyazaki!

4º- Mobile Suit Gundam
Tem peso histórico para estar aqui. Embora eu nunca tenha gostado muito.

5º- Lupin III - The Castle of Cagliostro
Então você acha o Spike de Cowboy Bepop super maneiro, certo? Então veja Lupin e entenda a inspiração para o personagem.

6º- Mushi-shi
Mushi quem? Nunca vi na vida.

7º- Ghost in the Shell Stand Alone Complex
Possivelmente a melhor série de TV em anime que eu já vi. Consegue ser infinitamente melhor do que o excelente longa que o inspirou. Nesse ponto eu vou começar a gritar Shirow toda vez que aparecer um anime baseado na obra dele. É bem menos que o Myiazaki, mas esse cara é um animal também.

8º- My Neighbor Totoro
Miyazaki!

9º- Fullmetal Alchemist
Ok, eu deixo. É divertido e eu acho maneiro. Tinha que ter um representante "new generation" na lista para ela tivesse crédito com a garotada.

10º- Ghost in the Shell
Shirow! Infelizmente é o último dele na lista, mas é só porque Orion nunca virou anime. Até onde eu sei, é claro.

11º- Dragon Ball
O terceiro grande nome (critério meu, claro) do mangá é o Toriyama, pena que ele se perdeu no furacão Dragon Ball que ele mesmo criou.

12º- Princess Mononoke
Miyazaki!

13º- Akira
Você não vai conseguir entender o que foi a chegada de Akira no ocidente em 1992/1993 a menos que você tenha vivido isso. Se você foi um nerd ligado em desenho animado japonês nessa época, sabe do que eu estou falando. Katsuhiro Otomo é o quinto grande nome da minha lista e ele nem precisava ter feito mais nada além de Akira para isso. Ainda assim, ele foi lá e fez Steam Boy.

14º- Spirited Away
Miyazaki! Talvez seja esta a obra prima dele.

15º- Doraemon
Doraemon merece o primeiro lugar na lista de melhores licenciamentos japoneses. Ficando a frente de Pokemon inclusive. Embora eu ache 15º melhor anime muito, entendo a presença dele aqui.

17º- Porco Rosso
Miyazaki!

18º- Legend of the Galactic Heroes
Eu trocava esse por Yamato que está lá no 35º lugar. O gênero é parecido, o drama é parecido, mas Yamato tem muito mais carisma.

19º- Crayon Shin-chan
Eu até entendi a piada, mas não acredito que Shin-chan tenha relevância para estar nessa lista.

24º- Mobile Police Patlabor 2: the Movie
Alguém pode me explicar o que Patlabor está fazendo aqui? Veio na onda de Evangelion, mas só com a parte ruim.

29º- Nadia - The Secret of Blue Water
É bom, mas a presença de tanta coisa que é apenas "boa" na lista “dos melhores” me faz pensar que anime ainda tem que comer muito feijão com arroz para ter o mérito que pede.

32º- Grave of the Fireflies
O único filme que fala unicamente sobre gente e me faz chorar. Normalmente eu choro em filmes sobre robôs e isso é sério. Tokio Godfathers também me faz chorar, confesso.

34º- O Castelo Mágico (How's Moving Castle)
E lá vamos nós de novo. Miyazaki!

35º- Space Battleship Yamato
Patrulha Estelar, por favor. Afinal, eu sou old school até o osso e eu chamo os animes pelos nomes que eles tinham na TV Manchete.

36º- Wings of Honneamise
Esse longa metragem é realmente bom. Uma história simples sobre honra e sonho num ambiente anacrônico muito melhor do que a maioria desses vitorianos mal acabados que rolam por aí. É bonito de se ver.

38º- Sailor Moon
Isso não pode ser sério.

42º- Doraemon
Japoneses gostam tanto de Doraemon que ele aparece duas vezes na lista. Aqui e na 15º Posição. Essa aqui eu acho mais justa.

44º- Cowboy Bebop
Acho que foi o último anime excelente feito. Ainda aguardo o próximo.

46º- Martian Successor Nadesico
Muita gente briga comigo por que na minha lista de “grandes nomes do anime” eu não coloco o Kia Asamiya. Entendam, não é que seja ruim, eu gostava de Nadesico e me orgulhava de falar Nadesco, que eu jurava ser a pronúncia correta. Só que tudo isso é apenas "ok", nada de muito bom. Já Silent Mobius eu realmente acho ruim.

48º- Urusei Yatsura
Nunca achei graça, mas tem que estar aqui. Tem relevância histórica para o Anime e a Lum é um dos maiores memes da Internet.

49º- Astro Boy
Espero que seja o primeiro desenho do Astro Boy. Acho uma tremenda injustiça ter apenas um desenho baseado na obra do Tezuka e logo na porta de saída. Faltou tato com esse ponto da história da animação japonesa. Eu quero reclamar a falta de Don Drácula!

Se você quiser ver a lista toda dê uma olhada aqui.

18 comentários:

Lilaise disse...

apostaria dinheiro como as frases mais faladas em qualquer um desses é "o que? ", "o que disse?".

A exceção de akira, que só tem 3 palavras: AKIRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

TETSUOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

NANI?

Rafael Velasquez disse...

eu não curto anime.

Adriana Amaral (Lady A.) disse...

Akira realmente foi um grande evento!!!

Nick disse...

FIquei feliz pela inclusão dos filmes do mestre Hayao Miyazaki, Grave of the Fireflies e Ghost in the Shell.

Anônimo disse...

até entendo sailor moon estar aí.. meio que marcou época. saíram montes de clones dessa fórmula depois.

(maruru do twitter)

Giglio disse...

Faltou Furi Kuri (FLCL), o mais insano e meta de todos.

opiumseed disse...

Se a lista fosse minha teria Furi Kuri com certeza.

Anônimo disse...

Epá para que é um animaniaco old school tudo bem, mas para a nova geração tirando alguns clássicos, muitos não valem nada, apenas a minha opinião, e nessa lista falta um dos melhores de sempre Rurouni Kenshin (as Ovas)

Anônimo disse...

OMG!!!!OMG!!!!OMG
Onde é k ta o death note???
OMG!!! um anime k devia tar nos lugares d cima....

Anônimo disse...

OMG!!!!OMG!!!!OMG
Onde é k ta o death note???
OMG!!! um anime k devia tar nos lugares d cima....

Anônimo disse...

Realmente... Onde está death note???? Fiquei feliz por ter Mushi-shi nos primeiros... e Rurouni Kenshin???

Anônimo disse...

Bonequinhos aos tiros e a brincar aos power rangers????
Por amor de Deus...
RUROUNI KENSHIN é sem dúvida o melhor anime de sempre!!!
Está dentro da cultura japonesa, encaixa-se num momento histórico real e retrata a realidade desses dias....
Não me venham com histórias sem nexo nenhum de macacos do espaço e de megazords...
RUROUNI KENSHIN - The Best

Anônimo disse...

................aonde está death note? otaku iniciante vai pergunta tbm aonde tá bleach e naruto seu bosta...................kuando vc crecer vc vai entender ké akilo é um cocó..................na moral cara vc já vio evangelion? oO

Anônimo disse...

Não curti essa lista não , E ainda mais por ter evangelion no topo. Tem infinitos animes melhores de Evangelion.

Pedro disse...

está faltando Rurouni Kenshin, Yu Yu Hakusho, HunterXHunter, Hajime no Ipoo etc.. ( na minha humilde opinião)

fico feliz de hxh estar em 21º nos 50 melhores dos mangás...*-*

Akira é muito foda...\o\o\

Anônimo disse...

epa eu sei q cada um tem a sua opiniao mas one piece n tar ai,depois meter cenas tipo doraemon nos lugares entre o 20,porra ha gajos q n sabem memo escolher o seu anime.

thaina disse...

eu disse: nunca na minha vida vi animes como esses

Anônimo disse...

CADÊ o Bleach?