4 de dez de 2007

Ação Social da Blogosfera RJ

Como começou
O cidadão digital GraveHeart lançou a idéia no Twitter e no seu Blog. Animado pelas possibilidades de mobilização que a rede humana formada pelos blogs tem, ele propôs que blogueiros iniciassem movimentos sociais em suas cidades. O Natal está chegando, uma ótima hora para despertar o cidadão que mora em você.

Como funciona
Muita gente duvida da força e até mesmo da existência da "blogosfera". Eu inclusive. É um conceito difuso que parece mais um hype de pertencimento do que algo que realmente tenha valor. Esta é a hora da blogosfera provar que tem potencial. A ação não é de blogueiros. É de blogueiros, twitteiros, leitores e todo mundo. Quem lê também está na blogosfera, assim como o consumidor é parte do mercado. Se a blogosfera tem alguma força, esta é a força de agregar e mobilizar pessoas dentro e fora da rede dos blogs. Replique essa idéia, convide, faça campanha e, principalmente, compareça. Esse post vai ser atualizado na medida em que os planos mudem e ganhem maior solidez e adesão.

Onde Vai ser
Uma instituição precisava ser escolhida para formar uma primeira etapa. Devido à necessidade de uma mobilização rápida, tomei a liberdade de indicar uma. Essa indicação não é despropositada, acredito ser importante que algum dos participantes conheça e recomende pessoalmente um lugar. No caso eu conheço o Instituto Imaculada, conheço uma pessoa cuja a família já se dedica a instituição há vários anos e atestam a seriedade do trabalho. Segue o serviço:

Instituto Imaculada
Endereço: Av. Cidade de Campos, nº 910 - Trindade - São Gonçalo - RJ
Tel: (21) 2701 2201 - FAX: 3719 2764
e.mail: institutoimaculada@bol.com.br
institutoimaculada@uol.com.br
O e.mail foi trocado a pedido da instituição.
Veja aqui algumas fotos das crianças

Não pretendo com isso fechar a possibilidade da ação social da blogosfera carioca ocorrer em outros lugares. Viso apenas ganhar o tempo da discussão do "aonde", sinalizando um lugar sério. Incentivo a criação de outros grupos, para outros lugares sob a mesma idéia, além de convidar todos a se juntarem a nós.

Como chegar
De Carro (Itinerário fornecido pela instituição)

1- Ao descer da Ponte, pegue a pista da esquerda para a BR- 101
(Niterói - Manilha).

2- Siga direto pela Rodovia e ao passarem pelo shoping São Gonçalo (Grande shoping à direita), ande mais ou menos 4 km e saia da pista pela direita na saída com a placa “ Itaúna-Alcântara- Mavicle”.

3- Siga para a direita (na Rua Vicente de lima Cleto) ande mais ou menos 2 km e quando passar por uma Igreja Universal (que estará a esquerda) dobre na próxima rua a esquerda (Rua Ventura Pinto, que se liga a Av. São Paulo), ande mais ou menos 1 km e você chegará a praça da Trindade.

4- Contorne a praça (180 graus) e continue na Av. São Paulo; siga direto e dobre na quarta rua à esquerda (Rua Macaé), depois dobre na primeira direita (Av. Cidade de Campos), o orfanato fica na próxima esquina. Rua Cidade de Campos, esquina com Rua Cabo Frio e com Rua Miracema. Seja Bem-vindo ao Instituto Imaculada!

De ônibus
No Terminal Norte de Niterói, pegar o 403 da RIO ITA.
Descer na parada após o Colégio Lauro Correa.

Google Maps

O que é o Instituto Imaculada Conceição
Em conversa telefônica com José Eduardo da M. Ribeiro, um dos responsáveis pela instituição, levantei rapidamente um perfil do projeto. Esse comentário não tem a intenção de substituir o conteúdo oficial publicado no site.

O Instituto Imaculada Conceição é um internato, que recebe meninos entre 7 e 12 anos de idade e os mantém, se necessário, até os 18 anos. Todos esses meninos chegam a Instituição oficialmente através de agentes legais do Estado e estão em processos de adoção. Atualmente, a casa cuida de 31 crianças que recebem educação, alimentação, abrigo e carinho no Instituto. Além dessas crianças, a casa conta com dois agregados, que atingiram a maioridade sem concluir a adoção e agora colaboram com a instituição.

O Instituto conta hoje com 3 computadores em lugares diferentes e apenas um disponível para uso dos garotos. O Eduardo adorou quando eu disse que somos, na maioria, "gente de internet" e está ansioso para trocar idéias com a gente.

Quando vai ser
Minha intenção, e como tal espero a concordância dos que queiram participar, é fazer um trabalho contínuo. Porém, um dia inaugural precisa ser marcado para iniciar a mobilização. Segue então uma proposta:

Dia 8 de Dezembro de 2007 - Sábado
Dia 15 de Dezembro de 2007
Sábado


Horários
9h Concentração na estação das barcas em Niterói
9:30h Saída PONTUAL da estação das barcas
10:00h Hora aproximada da chegada na Instituição
Esse horário de 10:00h foi sugerido pela própria administração da Instituição. Você pode se encontrar com a gente as 9h, ou ir direto e estar por lá na hora correta.


13h Concentração na estação das barcas em Niterói
13:30h Saída PONTUAL do Terminal Norte.
14:00h Hora aproximada da chegada na Instituição


Neste dia haverá uma comemoração no Instituto Imaculada e poderíamos participar. Esse dia inaugural serve para conhecermos todos de perto o lugar e onde podemos ajudar. Esta data não vai mudar novamente, a ação será feita antes do natal deste ano e quem não puder comparecer neste dia inaugural não precisa se preocupar. O trabalho vai ser contínuo e durará muito mais que apenas um sábado.

O que vai ser
As idéias não param de aparecer.

Garradini sugere oficinas de capacitação, de forma a preparar as crianças e funcionários a entender como se usa a internet de uma forma saudável e como aproveitar as oportunidades de crescimento que ela oferece.

Criação de um site/blog com conteúdo gerado pelas crianças. Usando todas as táticas de SEO e monetização. Dessa forma, o site, além de ferramenta de comunicação, será uma ferramenta de captação de recursos para a instituição. Captaremos serviços de hospedagem que dêem apoio a iniciativa em troca da sua imagem vinculada a uma ação social.

Captação de brinquedos, roupas, alimentos e outras necessidades que venhamos a conhecer na Instituição.

Por fim, num primeiro momento, o que vai ser é a presença. Carinho, sorriso, papo e companhia é o melhor primeiro presente que você pode dar a uma criança.

Há uma lista de demandas da Instituição que me foi enviada para a Maffalda nos comentários desse post. Você pode usá-la para guiar a ação que você achar bacana. Porém, proponho que nosso primeiro encontro com o Instituto, já conte com uma pequena contribuição física de ESCOVAS DE DENTE. Vamos escolher um modelo e vamos ratear o custo de 30 escovas de dente, sendo 15 infantis e 15 adultas. É simples, é barato e faz toda a diferença. Mais detalhes sobre como quando e onde em breve.

Conseguimos a doação de 40 kits de higiene da Sanifill, com escovas de dente infantil e adulto. Nós da Ação Social agradecemos imensamente à empresa em nome da gurizada da Imaculada Conceição e pedimos para que os amigos blogueiros divulguem esse agradecimento.

Quem está nessa?
Romulo Marques - Opiumseed
Wallace Garradini
Maffalda
Paulo Coimbra - Ph
Nick Ellis
Diogo Araujo - 1972
Caribé - Flash Brasil
Veridiana - Geek Chic
E mais um monte de gente que fica difícil de acompanhar!

Blog Reactions

Agradecemos a todos que anunciaram a campanha em seus blogs, fazendo a idéia correr. Agora esperamos a presença de todos lá! O projeto da #AçãoSocialRJ é contínuo e presencial, participe!

23 comentários:

Maffalda disse...

Rômulo, quantas crianças tem lá? TInha pensado em leitura de histórias ou oficina de desenho. E os funcionários? De repente vale a pena perguntar se eles precisam de alguma coisa ou manutenção de computadores, sei lá, algum serviço de escritório tipo organizar alguma coisa, ou mesmo serviço de limpeza.
Garradini, e se a gente fizer uma oficina de desenho e depois usar os desenhos pra fazer um blog ou site pra eles?

opiumseed disse...

Ótimas idéias, Maffalda. Quero discutir isso tudo com eles. Para tal, preciso de uma data comprometida, sem deixar para depois.

Estou considerando o núcleo base dessa ação: Eu, você, Ph e Wallace. Para tal o dia certo agora, debatido no Twitter é o dia 15. Vai ser o seu presente de aniversário.

Wallax disse...

Não sei, já estou cheio de ressalvas. Veja que não sou contra existirem essas ações todas de contação de histórias e oficina de desenho, mas aí já não acho que justifique isso uma associação com blogosfera.

Isso é apenas um grupo de amigos, no caso apenas 50% com Blogs, que se juntariam pra fazer uma ação de caridade à uma organização.

Acho lindo, justo e estarei lá e levando minha esposa. Mas não quero e nem acho justo vincular a "blogosfera" nisso.

Wallax disse...

Continuando meu raciocínio:

Acho que uma atitude de blogosfera, twittosfera, tem que ser mais do que isso. Tem que ter participação dos blogs, tem que ter a ferramenta blog, suas características, etc. inseridas visceralmente na ação em questão.

Acho injusto até, quando vejo todo esse pessoal de 'blogosfera' discutindo Papai Noel no Twitter e Iphone x N95, e não abrirem o bico em relação a ação.

Então não tem nada de Blogosfera aí, é uma coisa mais NEONg do que qualquer coisa.

Se a pra "Jabazar" alguma coisa, que se faça com o NEON, que aí sim, é o núcleo dessa porra toda.

opiumseed disse...

Concordo com Você, Wallace.

Vamos ver como a tal da blogosfera se manifesta em relação a isso. Este é um convite aberto e todos são muito bem-vindos.

A blogosfera foi convidada, cabe a ela se manifestar. Ela não vindo, a festa muda de nome.

Maffalda disse...

Wallace, seria legal se isso virasse uma "franquia" que nem o barcamp, cada grupo adota um lugar e faz uma coisa parecida.
Rômulo: que lindo você ter dito isso. Eu vou ficar honrada com esse presente.

opiumseed disse...

Se isso virar franquia, sugiro

NEA - Nerds Em Ação.

Mas esperemos as reações.

Maffalda disse...

Aí está a lista de necessidades. Perguntei agora quantas crianças são e o que voluntários podem fazer (interagindo ou não com as crianças).

Conforme solicitado, envio relação das necessidades do momento. Obrigado pela atenção.

01) Leite em caixinha.

02) Material de Limpeza;
Vassouras, detergente, sabão em pó, sabão de coco, Desinfetante, rodo, espoja,etc

03) Material de Higiene;
Papel Higiênico, Escovas de dente.

04) Congelados:
Frango, carne moida, linguiça de frango, Hamburger de frango, carne bovina, etc.

05) Massa de tomate, Margarina, Biscoito recheado, etc.

Abraços.
José Eduardo da M. Ribeiro
(21) 2710-2201
(21) 3719-2764 FAX
CEL: 9286-9728
E-mail: institutoimaculada@uol.com.br
SITE: institutoimaculada.com.br

Nick Ellis disse...

Rômulo, também quero participar, e pretendo fazer um anúncio em todos os meus blogs.

Grande abraço a todos, Nick

Wallax disse...

Finalmente alguém de fora na nossa rodinha "low profile". :)

Seja bem-vindo cara, e vamos tocando.

Wallax disse...

Liguei pro número lá, que tá na assinatura do e-mail que a maffalda postou e deu engano. Duas vezes, ehehe.

Eu queria saber como é o cenário de computadores pros moleques. E a faixa etária atendida lá.

Maffalda disse...

Ih, ação voluntária necessária: avisar pro Eduardo que o telefone do instituto tá errado na assinatura das mensagens dele. O telefone certo está no post do Rômulo.

Wallax disse...

Rômulo, você não é cientista social?

Eu queria realmente fazer um estudo sobre aquele papo no twitter, de a internet funcionar como instrumento de alavancagem social.

Não essa inclusão digital barata feita em favelas, mas aproveitar esses adolescentes sem pai nem mãe aí, e dar a esse pessoal a chance de se darem bem com isso, ao invés de usar o trinômio Msn-Orkut-Fotolog.

Acho que isso podia ser contínuo e dar algum resultado a médio-longo prazo.

Wallax disse...

Quanto às escovas de dentes, qual será o modelo a ser escolhido? Onde vamos comprar?

Serão de qualidade razoável, correto? Detesto dar coisas de qualidade mínima para as pessoas.

Estipulamos um valor mínimo de 5 reais por escova?

Rafael Lima disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
opiumseed disse...

Wallax, parafraseando o agigantado intelectual @tmoreira: até me formar eu sou um estudante de ciências sociais e não um cientista social.

De qualquer forma, a resposta para tudo que você falou é sim. Quero entender a internet como um fenômeno agregador para fins sociais, como isso se dá e discutir modelos melhores de inclusão. Participar dessa Ação Social me ajuda pensar em tudo isso junto com vocês.

Quanto as escovas: a qualidade há de ser a melhor o possível. A Tati assessorou um congresso de odontologia este ano e estou pegando com ela uma lista de recomendações. Vou pensar modelo tendo isso como referência muito mais que o preço.

opiumseed disse...

Rafael Lima, considere o apoio dado. Esse post está tendo uma boa visitação e todos vão ver o seu recado.

Se você puder deixar um contato não telefônico (infelizmente seu site não está abrindo aqui) a gente pode ir conversando aos poucos de como coordenar os esforços.

Maffalda disse...

Mais uma interação com o Eduardo. Reparem que ele menciona que a atividade deve ser no domingo e fala de um lanchinho. Rômulo, você liga pra lá pra confirmar isso? Ah, outra coisa, minha irmã é dentista, de repente ela pode dar recomendações de escovas e onde comprar.

José Eduardo,

obrigada pela lista. E em termos de trabalho voluntário, o que vocês precisam? Temos um grupo de amigos muito interessados em ajudar, seja interagindo com as crianças ou fazendo outro tipo de trabalhos que vocês precisem, desde que possam ser feitos no fim-de-semana.

Uma outra pergunta é: quantas crianças vocês têm?

Um abraço,
Heloisa.


A resposta dele:

Não tem por que agradecer. Nós é que lhe somos imensamente gratos por sua atenção.

Quanto ao voluntáriado pra fins de semana, só pra recreação. Normalmente é feito por grupos, sejam de Igreja ou outros, trazem lanche e tem que ser marcado com antecedência e ser no Domingo.

São 31 Internos e mais dois agregados. Total 33.

Obs. Agregado; ex interno de maior idade que não saiu da Instituição por falta de vinculo familiar ou falta de um familiar.

Forte abraço.
José Eduardo da M. Ribeiro.

opiumseed disse...

Maffalda, eu falei com o Eduardo ontem pelo telefone e confirmei o dia 15 pela manhã para um primeiro contato. Essa questão dos domingos e afins é algo que vamos descobrir como funciona no próprio dia.

Sobre as escovas, pegue as indicações com a sua irmã e coloca aqui. Assim podemos falar melhor do assunto.

salvadorcamino disse...

Eu to nessa, por favor me contatem por e-mail para que possa ajudar levando o que estiver combinado ou algo mais.

Meu blog é o salvadorcamino.com, espero poder participar de modo permanente nessa iniciativa.

Veridiana Serpa [Geek Chic] disse...

serão dadas pastas de dentes tb?

Anunciei em alguns dos meus blogs:
http://geekchic.com.br/2007/12/acao_social_da_blogosfera_rj.html
http://30ealguns.com.br/?p=708
http://braziliansabroad.com/2007/12/06/acao-social-da-blogosfera-rj/
http://firmaproducoes.com/index.php?name=News&file=article&sid=2200
http://mensagensetc.com.br/?p=213

[]'s

Nick Ellis disse...

Também quero saber como está o lance das escovas de dente. Aguardamos mais informações!

opiumseed disse...

As escovas de dente serão entregues outro dia pela Sanifill, não no sábado. Estamos acompanhando isso de perto.