19 de abr de 2008

Como dar presentes a um nerd

Aproveitando a proximidade do meu aniversário (dia 26 próximo, não se esqueça), publico uma idéia antiga que mofava no meu backlog de postagens. Acredito ser um conteúdo útil, posso estar salvando a vida de namoradas, ficantes ou alguma maria-nerdeira de plantão.

Em linhas gerais, o presente perfeito para um nerd é a uma referência. O presente pode ser a referência em si, algo que facilite o acesso a referência ou um correlato qualquer. A questão central é o que presente para o nerd pode ter pouco valor em si mesmo, pois seu valor real estará na sua relação com outra coisa. Esta "outra coisa" que está ligada ao presente em questão pode ser de qualquer natureza. Como ficou bem claro no tópico sobre o Kaká, o ser nerd é uma forma obsessiva de se relacionar com o conhecimento, seja ele qual for.

Um nerd não percebe o valor material de um anel de ouro da mesma forma como as pessoas percebem. Ele obviamente reconhece o valor intrínseco de uma jóia, sabe que ouro é ouro e este vale dinheiro. Porém, entre um anel de ouro qualquer e uma reprodução do anel um do Senhor dos Anéis ou do anel esmeralda dos Lanternas Verde, ele vai se interessar muito mais pela jóia faz parte do seu imaginário.

Qualquer um pode dar um DVD de Blade Runner, mas só um verdadeiro interessado dá o DVD de Blade Runner para o nerd que leu o conto original de Phillip K. Dick ou jogava RPG com um personagem chamado Decker. Nerds apreciam o esforço das pessoas em entrar no universo de referências deles na hora de dar o presente. O verdadeiro presente é participar do imaginário do nerd, ou pelo menos demonstrar algum interesse pelo mesmo.

Hoje em dia, com a popularização da cultura nerd, a figura do nerd solitário, que não tem com quem trocar figurinhas não é mais tão forte. Porém, o nerd ainda vai perceber mais facilmente o seu interesse por ele caso você demonstre algum interesse pelo assunto favorito dele.

Nerds, mesmo que discretamente, têm um caráter evangelizador em relação a seu assunto de interesse. Por isso, se alguém se preocupa em entender do que se trata a obsessão do nerd em questão, ele vai se sentir como um iluminado que leva um pouco de saber para pessoa. O nerd vai sentir que houve uma troca, e acredita que quem o presenteou vai levar uma parte dele consigo. O nerd acredita se misturar com suas próprias referências. Se você passou a entender um pouco mais sobre futebol para comprar aquele guia de resultados dos campeonatos italianos para seu amigo nerd da bola, o seu amigo vai acreditar que agora você o entende melhor.

Para o nerd não basta gostar, tem que participar!

Nenhum comentário: