21 de abr de 2008

Folar e Anfolar, neologismo e atitude

Surgem as ferramentas de informática e, paralelamente, surgem as subculturas em torno. Códigos, etiquetas e tabus brotam no ritmo em que o grupo se expande e demanda um controle inconsciente. É nesse cenário que a língua muda e, viva que é, se adéqua às novas demandas.

No twitter, somos seguidores e seguidos simultaneamente de forma assíncrona. Como a interface é toda em inglês, seguir no twitter é follow. Assim como start aparece sendo conjugado como verbo (eu startei, ele startou), já se fala no twitter o folar e, ainda mais, o anfolar.

O verbo principal aqui ainda é o seguir. Pessoas seguem umas as outras no twitter, mas como se referir ao ato de adicionar alguém como seguido? Seguir, nesse contexto é o estar seguindo, e não o momento em que o botão é pressionado. Para esse ato e, por adição, como sinônimo de seguir nesse contexto, sugiro o verbo folar.

Folar é seguir ou se tornar seguidor de alguém no Twitter, como em:
Eu folo o @garradini.
Eu folei o @gerson.
Nós folamos o @gpavoni.
Eles folam o @interney.

Porém, não vejo o folar caindo no gosto popular e substituindo o seguir em qualquer contexto que seja. Entretanto, fez-se muito necessário o surgimento de um verbo que significasse deixar de seguir alguém, o ato. O clique na opção remove ganhou mais importância do que uma nova adição. O momento atual do twitter é de formação da sua realidade particular, da sua esfera de interesses. Nesse momento, os early adopters da ferramenta que se adicionaram mutualmente para testar os recursos que surgiam repensam suas relações e que uso querem dar para o twitter. Anfolar surgiu com peso por se fazer cada vez mais necessário.

Anfolar, ou desseguir, é o ato de tornar alguém invisível no twitter. Alguém que você experimentou e não percebeu razão para manter entre os seus fornecedores de informação, seja lá qual for o viés dado à ferramenta.

Anfolar é saudável por manter a assincronia do Twitter. Nem sempre se é seguido por quem seguimos e vice-versa. Esse mapeamento torna o Twitter diverso e livre, uma rede em que todos os nós são relacionados não é necessariamente mais eficiente, mas com certeza mais pesada e difícil de administrar.

Eu anfolo. Você anfola?

4 comentários:

Ale Carvalho - disse...

Folar me lembra folote. E folote não é uma palavra bonita. ;) E folar tb me lembra esfolar.

opiumseed disse...

Folar me lembra "pasta fola", que é um tipo de base para tortas, eu acho.

Zander Catta Preta disse...

Eu anfolei uns dois. Mas não anfolo mais.

Prix disse...

Eu anfolei uns 4 hj e folei os q vc fola, inclusive vc. Tudo por conta do buzz da coca e blogueiros e yada yada yada...rs