10 de jul de 2008

Dias negros da política brasileira

Em menos de 48 horas tivemos o habeas corpus de Daniel Dantas, reafirmando toda a lógica de impunidade, circo e falta de vergonha na cara dos altos escalões do Supremo Tribunal Federal. Por outro lado, também deixa claro como o lobby das telecons é terrorismo. Melhor cobertura acompanhada de questionamentos sobre o caso é do Paulo Henrique Amorin. PHA para os íntimos, o que não é meu caso.

Usando a "Tática da Madruga"*, o senado atropelou como pauta extra o projeto de lei do Azeredo, a tal lei dos cibercrimes. Agora contamos com o bom senso da câmara dos deputados para pelo menos vetar os parágrafos mais obscuros. Para ter uma visão melhor do que aconteceu nessa madrugada, leia este post do Pedro Doria. Para ver como o senado está usando a bandeira da pedofilia como cortina de fumaça para impor uma ferramenta de controle sem o menor propósito leia a Raquel Recuero.

Entre esses atos de uma mesma opereta bem cafona (by vitorfasano), a câmara dos deputados (a mesma da qual esperamos um pouco de clareza para pensar a Internet) rejeitou o projeto de lei que descriminalizaria do aborto. Houve todo o teatro costumeiro envolvendo fotos tristes de fetos abortados para "comover" os votantes. Mais uma vitória da ignorância e da retórica vazia. Contrário do que as bancadas obscuras vão tentam fazer crer, não existe cidadão que seja favorável ao aborto. Isso é um espantalho de discurso e não faz o menor sentido. O ponto é: o aborto deve ser crime? A mulher que busca o aborto é uma criminosa?

A conseqüência social dessa lei amoral já é clara. Mulheres de baixa renda continuarão recorrendo às clínicas clandestinas para a prática e correndo todo o tipo de risco presente nesses açougues. Enquanto isso, as meninas ricas continuarão a abortar na Europa durante as férias escolares. Afinal, nada como um passeio em Estocolmo para "curar o trauma".

Foge ao alcance dos deputados que a descriminalização traria segurança e apoio a mulher. No ambiente hospitalar adequado, com o acompanhamento médico e psicológico adequado, a mulher em crise com sua gestação teria, inclusive, um espaço para refletir suas decisões. A descriminalização abriria caminho para várias ações religiosas, filosóficas, psicológicas ou de simples conscientização que mudariam o quadro dessa séria questão de saúde pública.

Criminalizar a mulher em crise com sua gestação é negar a sua cidadania e seu espaço para saúde e esclarecimento.

* Há muitos anos, trabalhei com um rapaz que dizia usar a Tática da Madruga. As vezes ele chegava em casa cansado, mas com vontade de trepar. Ele tomava um banho, ia dormir e, durante a madrugada, ele acordava a esposa e a comia de surpresa, ainda sonolenta. Percebo que o Senado é praticante da Tática da Madruga, aproveitando para nos carcar durante o sono.

2 comentários:

cabrunco disse...

Opium, posso aproveitar o espaço - e a relação com a lei Azeredo - pra fazer uma propaganda rápida? Brigadão.

====CONVITE====
Somos um movimento que visa criar um partido para garantir direito à privacidade e à liberdade de expressão, reformar os direitos autorais e das patentes, garantindo acesso à cultura para todos.

Vamos promover uma reunião online neste domingo (dia 13 de julho, às 20 horas, no nosso canal de IRC) para discutir a temática e, principalmente, definir tarefas e usuários para construir propostas e campos de ação. Para acompanhar a reunião, você pode usar qualquer cliente IRC (como o XChat - http://www.xchat.org), o Chatzilla (extensão para o Firefox - https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/16) ou a nossa página mesmo (http://embed.mibbit.com/?server=irc.piratpartiet.se&channel=%23ppbr).

Servidor: irc.piratpartiet.se Canal: #ppbr

(Basta escolher um "nickname", ou apelido, e clicar em login).

Também devemos definir uma posição frente a possível aprovação da lei Azeredo no Senado, bem como nossa postura frente a algumas empresas privadas que adotam a censura e controle de informações como um produto.

Contamos com a presença de todos!

Muito obrigado e...

PASSE PARA A FRENTE!

http://www.partido-pirata.org

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!